sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O corpo!!!!!

O corpo é algo que todos nós temos e tocamos um corpo no outro ou no ato sexual ou no momento de carinho num abraço com alguma pessoa querida, pena que muitas vezes isso é mal interpretado.
Muitos amigos meus, sabem muito bem, que eu converso muitas vezes abraçando, cutucando ou algo parecido (mais sem boiolagem), estas pessoas sentem muita repulsa, como: Não toca em mim! Sai daqui! Fala sem tocar! E por ai vai.
Estas frases são ouvidas normalmente, ai estava pensado. Porque estas pessoas não gostam de ser tocada? Penso eu, acho que pode ser falta de afeto na infância ou medo de alguma violência ou falta de consciência corporal ou não gosta mesmo. Sendo que a psicologia explica tudo.
Lembro que nas minhas aulas de educação física sempre existiu o desporto que não tem muito contato. Ex: O quinteto mágico. Por isso que a universidade pode mudar algumas coisas com a gente, por exemplo, existe uma matéria na faculdade, chamada de "Corporeidade" que seria entender e compreender o corpo (existem varias atividades que usam o corpo), sendo que está disciplina se encontra no primeiro período, e nessa época a gente não quer saber muito de corpo, de estudar e sim, de choppada e ser tocado em choppada e sacanagem por ai vai....
Enfim, penso que muitas vezes as pessoas que são tocadas por mim e tem esta repulsa, não é culpa dela e sim de uma falta de vivência com o corpo, que por muitas vezes é na aula de educação física a onde podem ter este contato, mas não ocorrem por uma série de fatores. Por partir deste princípio e penso que o corpo, tem que ser tocado, tem que ser vivenciado, por isso na minha aula faço questão de utilizar brincadeiras que utilizem este corpo, mas, é claro respeitando sempre a individualidade de cada um.
O corpo serve para ser tocado e está repulsa que muitos amigos meus tem, penso que é uma falta de vivência e não tem nada haver de ser mala ou chato arrodo. Não concordo com isso e pena que aprenderão um pouco tarde já que, quando tem o seu filho, o que mais acontece é essa vivência afetiva com a criança.
Quem discordar??? Comenta.

Um comentário:

DORI disse...

caro guilherme,
penso que realmente o corpo é objeto'non grato' em nossa sociedade... talvez pq nossa cultura social, apesar dos 'avanços', não se permita vivenciar totalmente o corpo ... e aí q as vivências com ele - o corpo - acabam se dando de maneira equivocada: ou mto expostas ou então, reprimidas ... creio q nosso processo histórico explica mais q a psicologia, nesse caso..rs. mas gostei mto do seu txt.